Essa é uma pergunta bem complexa, mas de resposta fácil. Como faço para calcular o ROI? A grosso modo é o valor da receita dividido pelo valor do investimento, mas nem sempre essa conta deve ser levada a ferro e fogo.

Valor da Receita / Valor Investido = ROI

 

Fazendo uma conta de padeiro, para uma receita de R$20.000,00 e um investimento de R$2.500,00, temos um ROI de 8, que representa no seu custo de propaganda de 12,5% na hora que você for realizar a conta para ver a viabilidade do seu negócio.

Valor da Receita (R$ 20.000,00) / Valor Investido (R$2.500,00) = ROI 8

 

Bom, essa é a formula básica para calcular o ROI, certo? Então podemos dizer que você já está pronto para investir em uma campanha de links patrocinados e saber o retorno, certo? Errado.

Essa é uma pergunta bem complexa, mas de resposta fácil. Como faço para calcular o ROI?
Essa é uma pergunta bem complexa, mas de resposta fácil. Como faço para calcular o ROI?

É muito importante quando você for criar uma campanha de marketing digital verificar as conversões assistidas que essas campanhas vão gerar verificando sempre a primeira interação, a conversão linear e o último clique para saber como a sua campanha influência a tomada de decisão do cliente. (Falaremos detalhadamente dessas interações nas próximas postagens).

Outro fator que é decisivo e muito pouco utilizado por agências e lojistas é o Lifetime Value do cliente, que basicamente é o ciclo de vida dele dentro da sua loja, por quanto tempo ele comprou, quantas compras foram realizadas, qual foi o seu ticket médio. Como em um E-commerce não é possível afirmar que o cliente captado vai fazer pedidos todos os meses, a não ser em caso de clubes de compra com pagamento de assinatura você deve fazer a conta de outra forma. Postaremos a conta e mais detalhes para calcular o seu LTV nas próximas postagens.

Agora que falamos basicamente sobre esses 2 fatores, vimos que a conta de ROI não é tão simples assim. E como o comportamento do cliente não é entra no melhor preço e compra logo de cara, precisamos acompanhar algumas métricas importantes para vermos se além de vendas imediatas, essas campanhas estão trazendo clientes para a loja. Então, para maximizar os resultados da sua campanha, invista em captação de e-mail para futuras campanhas, incentivo ao cadastro do cliente para ações segmentadas, campanhas inteligentes de remarketing e um sistema de carrinho abandonado para que esse cliente não fuja da sua loja para o site do seu concorrente.

Por isso, é extremamente importante que você leve em consideração a assistência da mídia na hora de fazer a conta no ROI. Pelo Google Analytics, existe a opção de verificar toda a receita gerada pela campanha, entrado em Conversões > Conversões assistidas e na aba Explorador escolhendo a opção conversão para você verificar toda a receita direta ou indireta que a campanha gerou. Nesse caso, você calcula o ROI assistido dessa forma.

Valor da Receita assistida / Valor Investido = ROI

Refazendo a conta nessa situação, em uma receita total da campanha de R$27.500,00, o ROI fica um pouco maior:

Valor da Receita (R$ 27.500,00) / Valor Investido (R$2.500,00) = ROI 11

 

Bom, é isso. Espero ter ajudado a esclarecer um pouco a complexa, porém simples (rs) conta para fechar o ROI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *