O Instagram ainda tem poucos recursos de busca disponíveis. Por isso, a hashtag tem papel tão importante na hora de tentar aparecer organicamente, tarefa essa quase impossível nos últimos tempos ainda mais depois que a ferramenta de anúncios foi lançada.

Ainda assim eles ajudam a alcançar o público certo e atrair uma audiência que tenha haver com seu nicho. Existem três locais que eles podem ser usados. No feed de posts, no stories e no IGTV.

No entanto, não basta lotar as postagens de hashtags. O Instagram tem um limite e mostra apenas 30 no feed. Claro, você pode colocar mais, mas não aparecerá.

Já no stories são três e o IGTV são 30 na descrição do vídeo. Portanto, é bom pensar em palavras certeiras e que mais tenha relação com seu conteúdo.

Apesar de fazer esse trabalho, não existe nenhuma garantia que o conteúdo estará bem posicionado. Uma seleção é feita pelos algoritmos com critérios não revelados, mas relacionados com comportamento.

 

Onde ver

Para ver os resultados basta clicar na lupa no menu superior. Todos os do topo estão lá, pois foram selecionados pelo algoritmo do Instagram.

 

Preferências

Ele leva em consideração suas preferências de acordo com os seus hábitos na rede social. O que você curte, clica, assiste, compartilha e marca é analisado para ofertar conteúdos que você provavelmente gostaria.

Se você interagiu com uma foto de gatinho, esse tipo aparecerá com mais frequência nos resultados de busca.

Os algoritmos sabem o que você procura com base nos seus comportamentos anteriores. Por exemplo, faça um teste.

Digite um termo em seu Instagram e peça a um amigo para fazer o mesmo. Os resultados serão muito diferentes, pois foram baseados nos comportamentos individuais de cada um.

 

Resultados mais compartilhados

Nas abas recentes, o conteúdo já aparece em ordem cronológica e os primeiros resultados foram os que receberam mais compartilhamentos recentemente.

Portanto, existem muito mais critérios que definem a posição de um post e colocar hashtags não é garantia nenhuma que ele aparecerá nos resultados das pessoas.

 

Vale a pena?

Então, muita gente questiona o seu uso. Fato é, que se existe uma possibilidade de seu post aparecer nas pesquisas você não deveria desperdiçar. Melhor colocar do que não colocar nada. Esse é o raciocínio.

 

Qual hashtag escolher?

Se você tem um negócio não adianta criar suas hashtags do nada a não ser que faça parte de alguma campanha, mas nesse caso deverá ter um orçamento considerável para anunciar. Caso contrário, deverá pensar bem.

 

Quantas coloco?

Não é obrigatório usar 30. Você pode escolher entre 15 a 20 e essa é uma média boa a não ser que você tenha mais e seja imperdível de usar.

 

Como escolher?

Faça uma estratégia antes. A tarefa pode parecer impossível, mas existe uma técnica. Confira quais são as categorias mais populares relacionados com seu nicho.

Para ver isso, vá até o campo de busca e coloque uma hashtag do seu negócio. Por exemplo, #modaplussize. Os resultados mostrarão uma lista com número de postagens relacionadas.

Escolha três a cinco. As mais populares terão a partir de 300.000 posts e pode chegar até 1 milhão.

Mais do que isso é considerado ruim, pois pode indicar que o termo está saturado e é provável que tenha spam bots.

Escolha mais 3 ou 5 com fluxo médio entre 80.000 a 300.000, por exemplo #modaplusfesta. Agora, mire em hashtags específicas e escolha 3 a 5 (#modaplussizesaopaulo). Elas serão mais precisas, pois terá relação com o que seu consumidor procura.

Evite as genéricas e que nada tenham relação com seu negócio. Misture com as hashtags de marca da sua empresa #nomedesualoja (1 a 2). Se escolheu cinco de cada e mais uma branded já terá 16 hashtags para usar.

 

Onde colocar

Não faz diferença se você colocar no campo descritivo ou nos comentários. Algumas pessoas preferem inserir nos comentários para que elas não pareçam spam e fique visualmente bonito.

Não existe nenhuma regra de classificação do Instagram que defina isso. No entanto, tenha em mente que as pessoas não gostam de conteúdos que pareçam anúncios e lotados de hashtags.

 

Como saber se elas estão funcionando?

Vá até o view insight e veja as análises que o Instagram oferece. Ali poderá ver quantas visualizações o post teve por conta das hashtags.

Não será possível saber qual a # específica que atraiu o tráfego, mas será possível analisar o conjunto. Então, será hora de avaliar novas estratégias, ver se as hashtags que estão sendo escolhidas estão boas ou o conteúdo em si não está agradando.

Um post que não é bem recebido pelos seguidores, provavelmente não fará sucesso com o público em geral. Por isso, use seus seguidores para fazer testes. Já as hashtags do stories e do IGTV funcionam diferente, mas esse é assunto para outro artigo.