Nos últimos seis anos, o Instagram registrou um aumento exponencial de empresas investindo em marketing dentro de sua plataforma.

Após a fusão com o Facebook, ele se tornou o principal veículo de anúncios. O cruzamento de dados das duas redes sociais torna o Insta Ads uma ferramenta praticamente perfeita.

Além disso, o mercado consumidor da geração Millenials e da geração Z (que representa aproximadamente 32% da população) estão migrando do Facebook para o Instagram.

Os resultados das campanhas direcionadas ao Insta Ads não deixam dúvidas do porquê a plataforma é a mais utilizadas pelas empresas superando até mesmo o Twitter.

Seu dinamismo e recursos possibilitam um direcionamento de público alvo preciso. Além disso, vídeos impactantes e imagens chamativas se tornaram muito mais atrativas do que um texto de 500 palavras.

Embora uma coisa não anule a outra, você é obrigado a reconhecer que um vídeo de um minuto bem produzido tem mais chances de impactar um potencial cliente, do que um texto de 3 a 5 minutos de leitura.

No entanto, apenas uma boa produção audiovisual e gráfica não são o suficiente para que uma campanha no Instagram tenha sucesso. Continue acompanhando o artigo para entender.


Use os primeiros segundos

Ao lançar um vídeo promocional no stories do Instagram, certifique-se que os primeiros segundos do material chamem atenção e seja cativante ao público alvo logo de início.

O princípio básico é que o primeiro segundo do vídeo possua movimento suficiente para que o usuário identifique o assunto de um vídeo antes mesmo do som começar.

Com a velocidade que se consome informação, é muito fácil para o público deixar um conteúdo passar sem ter percebido. Por isso, quanto mais chamativo na introdução será melhor.

Então, os três primeiros segundos de um material audiovisual serão a razão do sucesso ou do fracasso da campanha.

 

Use o recurso do zoom

Em uma de suas últimas atualizações, o Instagram passou a permitir que os usuários deem zoom nas imagens publicadas na rede.

Utilize essa ferramenta a seu favor inserindo hidden gems em conteúdo de imagens para aumentar o engajamento do público alvo.

O zoom do Instagram possibilita uma vasta gama de possibilidades para enriquecer o conteúdo e prender a atenção do usuário. No entanto, é preciso ser cuidadoso com excessos.


Use texto no conteúdo de forma fluída

Textos curtos e impactantes são sempre bem-vindos para melhor a performance no Insta Ads. Ao inserir um texto em uma imagem, ele deve ser esteticamente coerente com a arte.

Em suma, é preciso fazer com que o texto seja parte orgânica da imagem. Por isso é recomendável utilizar esse recurso de forma cirúrgica.

Além das imagens, é fundamental que o conteúdo audiovisual possua legendas. Isso ajuda a despertar o interesse.

Integrar naturalidade

Um bom anúncio não deve se parecer com um e esse é um grande desafio, mas não com o sentido de enganar a audiência, afinal, o Instagram coloca uma tag avisando ao público ser um.

A ideia é integrar naturalidade com um conteúdo fluído, criativo e que entretenha ou forneça informações valiosas.


Use o botão de ação

Uma das formas mais eficientes para conseguir o engajamento do público é utilizar botões de ações para que os usuários interajam diretamente com a foto ou vídeo.

No geral, o público tende a responder aos botões quando o conteúdo tem qualidade e é bem produzido.

Se sua empresa possui um aplicativo, por exemplo, inclua um botão na imagem para que o usuário instale o app em seu dispositivo.