Não há mais possibilidade de sucesso para uma empresa sem levar em conta o marketing digital, ferramentas como SEO, Google Analytics entre outros.

Porém, é justo que muitas pessoas ainda não saibam exatamente como lidar com essas novas tecnologias, afinal, elas existem há poucos anos e estão em constante mutação.

Nesse artigo você verá cinco fundamentos para começar a entender melhor o que é SEO e o trabalho das agências de marketing digital.

 

Alicerce

Não se constrói uma casa pelo telhado. Portanto, trabalhar e otimizar os alicerces de seu ambiente virtual é a primeira etapa do processo de SEO.

Os seis principais fundamentos, os alicerces de toda a estrutura de SEO de sua loja virtual ou portal são:

  • Conteúdo relevante e exclusivo;
  • Arquitetura de link interno;
  • Acessibilidade de bots;
  • Sitemaps;
  • Estrutura de URL;
  • Resposta do Servidor.

De uma forma ou de outra, todas as páginas na internet possuem esses seis alicerces, mas não necessariamente estejam desempenhando todo o potencial que possuem para melhorar o posicionamento do portal nos sites de busca.

Logo, de tempos em tempos, as lojas virtuais ou sites precisam passar por auditorias, especialmente nesses seis itens para assegurar a melhor experiência possível ao visitante.

 

Conteúdo exclusivo

O conteúdo exclusivo é um tema muito importante, pois não se trata necessariamente de quantidade e sim de qualidade e constância.

Com o desenvolvimento acelerado da inteligência artificial, hoje o algoritmo do Google é capaz de interpretar se o conteúdo é relevante ou não por uma série de processos de leitura e cruzamento de dados de navegação dos usuários.

Quanto mais conteúdo irrelevante ou duplicado, maiores serão as penalizações do Google no ranking das páginas no buscador. Um bom trabalho de SEO produzirá menos conteúdo inútil e sim com mais relevância e periodicamente.

 

Tags

Aos olhos leigos tags parecem passar despercebidos aos donos do domínio. No entanto, elas são as ferramentas mais importantes para se posicionar no nicho e no mercado.

O bom uso direciona e canaliza os recursos da empresa para que ela possa cobrir melhor a sua área de atuação.

 

Backlines

Apesar do nome, backline nada mais é do que outro site indicar a página de sua empresa em um conteúdo de outro site.

Para ser capaz de ser citado como fonte por outros sites, volta a questão do conteúdo exclusivo de qualidade.

Quanto melhor elaborado, envolvente e útil para o público, maior será a autoridade do portal nas páginas de busca.

Uma forma eficaz para conseguir essas parcerias (PR Digital) é entrando em contato com potenciais parceiros e contribuir com seus conhecimentos.

Mais do que questões técnicas, o backline exige maestria na arte das relações públicas e empresariais. No entanto, com uma boa estratégia, uma parceria será benéfica a todos.

 

Dados atualizados

Por mais avançada que seja a tecnologia do Google, tente imaginar quantas páginas existem no mundo e a quantidade de sites fraudulentos que estão no ar na internet.

Não é uma tarefa tão simples manter o processo de busca dos usuários constantemente atualizado, ou seja, se a página de fato pertence a uma pessoa ou empresa.

Logo, tal qual se deve alimentar uma página, os dados cadastrais precisam estar sempre atualizados para que não haja penalização, perca de autoridade e de posição nas páginas de busca.