Marketing digital é um conjunto de ações e estratégias envolvendo metodologias específicas que são mensuráveis analiticamente para alcançar objetivos. É possível:

  • Vender mais;
  • Aumentar visitas no site;
  • Atrair clientes para loja física;
  • Promover produtos;
  • Trabalhar branding;
  • Anunciar novas coleções;
  • Aumentar o ROI;
  • Captar leads;
  • Fidelizar consumidores;
  • Manter relacionamento com clientes;
  • Melhorar custo-benefício;
  • Segmentar públicos e alcançar os grupos certos por local;
  • Ter um feedback direto;
  • Ter dados mensuráveis analiticamente;
  • Aumentar autoridade e relevância da marca.

De forma mais simples, são estratégias que posicionarão o seu site de forma orgânica (sem pagar por lances) ou não (Ads) nos principais buscadores. É estar visível online e ser encontrado pelo consumidor.

Ao contrário do que acontece na publicidade, os dados são mensuráveis analiticamente com informações sobre o comportamento do público-alvo, além de ser mais barato do que pagar por minutos nos intervalos de comercial na televisão.

Mudanças constantes

O marketing digital ainda está em evolução e depende das atualizações de algoritmos do Google (principal buscador) e mudanças do comportamento do consumidor.


Essencial para os negócios

Portanto, muita gente já se deu conta que o marketing digital é essencial para os negócios, inclusive, de lojas físicas.

No entanto, se você já ouviu promessas de vendas milagrosas e posicionamento na primeira página do Google de maneira rápida, desconfie. Não existe nenhuma fórmula mágica ou atalho. É um trabalho a longo-prazo.


Novo perfil do consumidor

A vida hiperconectada na rede mudou como o consumidor se comporta derrubando barreiras geográficas com um novo conceito de preço na economia dos bits.

Resumidamente, deve-se construir e manter relacionamentos, melhorar a encontrabilidade, usar as redes sociais, oferecer um site que carregue rápido em dispositivos móveis, melhorar o atendimento e pós-venda, oferecer informações completas e relevantes, além de influenciar na decisão de compra de seu público-alvo.

Existem várias estratégias para alcançar esses objetivos, como marketing de conteúdo, inbound marketing, remarketing, SEO, Google Ads, por exemplo.

Em uma nova era de marketing cada vez mais humanizado, além de posicionar palavras-chaves é preciso construir conexões com as pessoas e levar em consideração pessoas e não algoritmos apenas.


Confiança

Um dos maiores erros é querer usar estratégias para aparecer nas primeiras páginas e achar que o consumidor fechará negócio só por estar lá.

Ninguém compra de uma empresa que não confia. Primeiro é preciso construir esse relacionamento, ou seja, trabalhar o branding.

As grandes marcas gastam milhões em marketing e não é à toa. Não foi do dia para noite que conseguiram construir sua autoridade no mercado.

Na era do digital, você compete com eles pela atenção do consumidor na internet. Por isso, é preciso cuidar das estratégias de perto. São tarefas que precisam de monitoramento constante e trabalho contínuo.

Muita gente pensa que contratar uma agência de marketing digital é ter esse assunto resolvido longe de seus olhos.

No entanto, o cliente deve estar envolvido e confiar nos profissionais, pois muitas estratégias dependem de uma participação ativa.


Case de sucesso

Um case da TMJ em marketing digital é a loja de produtos de sex shop Litoral Moda Íntima. Através de estratégias adotadas a longo-prazo, palavras-chaves relevantes no orgânico foram ranqueadas de forma sólida e atualmente eles alcançam um público que antes não conseguiam.

Além disso, aumentaram a autoridade e viraram referência no segmento passando a fornecer conteúdos relevantes periodicamente, além de terem otimizado seus investimentos em links patrocinados.

Com a melhora do gerenciamento de campanhas e aplicações de melhorias constantes aumentaram o ROI, o número de visitas no site e consequentemente as vendas.