Montar uma loja e-commerce é apenas o primeiro passo para quem deseja empreender online. O mundo digital é cheio de regras específicas que são bem diferentes do que é praticado no off.

Estratégias de marketing convencionais ganharam adaptações ao digital com práticas ditadas pelo principal buscador mundial: Google.

Partindo desta premissa, uma das técnicas do marketing digital que podem ajudar o e-commerce ter destaque nos resultados de busca é o SEO. Por isso, esse artigo tem como objetivo explicar de forma objetiva o que é o SEO para e-commerce com definição de termos básicos e estratégias. Confira.

SEO para e-commerce

O SEO (Search Engine Optimization) é um termo que traduzido significa ‘’otimização para mecanismos de busca’’. Essa técnica trabalha métodos estratégicos para gerar mais tráfego (visitas) ao site no Google, Bing, Yahoo e outros buscadores de forma orgânica (não paga).

SERP

Por exemplo, quando você busca algo no Google, como resultado são mostrados alguns sites em ordem específica separadas por páginas na chamada SERP (Search engine results page – resultados da procura dos motores de busca).

Os resultados orgânicos (não pagos) aparecem junto com os resultados pagos através de adsenses (links patrocinados).

Melhores posições, mais visitas

O SEO para e-commerce trabalhará para que o site da loja e os produtos apareçam de forma não paga nestas primeiras páginas para maiores visualizações. Afinal, quanto mais visitas, maior as possibilidades que alguém faça uma compra.

As pessoas não costumam acessar mais do que duas páginas destes resultados, por isso, o trabalho visa posicionar (ranquear) o site bem.

Mas, vale ressaltar que ter mais acessos será um dos primeiros passos, após isso será preciso trabalhar estratégias dentro do site, entre outros, como qualquer marca deseja conquistar e fidelizar seu consumidor.

Técnicas de SEO para e-commerce

Cada agência ou profissional possui seu método próprio para conseguir posicionar o site em colocações relevantes na SERP. No entanto, algumas práticas são comuns. Confira.

Trabalhar posição de palavras chaves

O trabalho de posição de palavras chaves para sites e-commerce deve ser estratégico para prever as possíveis buscas que o consumidor fizer. As palavras com mais valor comercial devem mostrar as intenções de compra.

Além disso, elas deverão ter fatores fundamentais levando em consideração volume, nível de competição, relevância e intenção.

Organização da estrutura interna do site

Como as páginas estão organizadas segundo sua estrutura acabam influenciando em como os buscadores leem o site para posicioná-lo. Além disso, esse quesito afetará a experiência do usuário.

On-Page

Essa técnica do SEO para e-commerce trabalha as páginas de categorias de produtos e dos produtos de forma técnica usando tags canônicas, sitemap, opções de compartilhamento, uso de meta descrições, texto de imagens, arrumar URL’s, descrições de produtos otimizadas, entre outros.

Todas com objetivo para melhorar a leitura do buscador, posicionar melhor os produtos e o site, melhorar a experiência da pessoa e aumentar o CTR (taxas de cliques).

Além destas estratégias de SEO para e-commerce, ainda existe trabalho com link building, entre outras, igualmente importantes.